Este blog contém erros no Internet Explorer.
Use FIREFOX, GOOGLE CHROME, OPERA ou SAFARI.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

The Curious Case of Boyle's Bollywood

Benjamin Button não foi o curioso caso da maior premiação da sétima arte. A curiosidade da noite de ontem remeteu-se ao fato da Academia ter se curvado à indústria do cinema indiano - Bollywood.
Em tempos cada vez mais globalizados, o personagem anti-horário de Brad Pitt foi ofuscado por uma figura competente, carismática e, acima de tudo, realizadora, chamada Danny Boyle. O diretor inglês, que já tinha no seu curriculum filmes como A PRAIA, TRAINSPOTTING e POR UMA VIDA MENOS ORDINÁRIA, escreveu definitivamente seu nome na história do cinema ao ser consagrado com 8 estatuetas pelo filme que já se tornou sua obra-prima - SLUMDOG MILLIONAIRE (Quem quer ser um milionário?).
A ousada produção bollywoodiana, que já havia ganhado 4 Globos de Ouro e 7 BAFTAS, levou o prêmio nas categorias ROTEIRO ADAPTADO, FOTOGRAFIA, EDIÇÃO, MIXA
GEM DE SOM, TRILHA SONORA ORIGINAL, CANÇÃO ORIGINAL, DIREÇÃO e FILME, deixando para trás nomes como David Fincher, Ron Howard, Gus Van Sant e Stephen Daldry.
Sem estrelas de cachês estratosféricos, poder e verba suficiente, Boyle foi criticado e perseguido por seu trabalho junto às crianças das 'superpopulosas' favelas indianas durante as filmagens. Mas ontem, o Kodak Theatre foi palco de sua redenção - adornada por toda a equipe do audaz projeto rodado em Mumbai e pelas próprias crianças envolvidas, sorridentes e fascinadas com as luzes do showbiz aos seus genuínos olhares.
Mesmo com um "grande quê" de CIDADE DE DEUS (vide cena do encalço dentro da favela que remete à galinha de Fernando Meirelles),
o filme enfeitiça por sua montagem acelerada e energizante e o exotismo estético.
Noventa e seis anos após o precursor e mudo RAJA HARISHCHANDRA (1913), Bollywood conseguiu seu lugar ao Sol na meca da cinematografia. Nada de Zac e Vanessa ou Brad e Angelina. Os protagonistas do Oscar 2009 foram Jamal e Latika.
Frost não teve como interrogar, Milk perdeu a voz e Benjamin ficou a conversar com seus botões quando o Leitor do grande prêmio da noite, Steven Spielberg, anunciou: "And the Oscar goes to... SLUMDOG MILLIONAIRE".

Holly consagra Bolly e Boyle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário