Este blog contém erros no Internet Explorer.
Use FIREFOX, GOOGLE CHROME, OPERA ou SAFARI.

segunda-feira, 30 de março de 2009

"Eu sou grande. Os filmes que ficaram pequenos"

No post desta seção da semana passada, pedi comentários respondendo os nomes dos filmes/diretores que escolhi como os 10 maiores momentos do cinema clássico americano na minha opinião.
Algumas pessoas responderam todas, com exceção da foto 8, onde confundiram Gloria Swanson com Bette Davis (que também apareceu na minha lista por A MALVADA, na foto 10). Na verdade, trata-se de um dos grandes feitos da história do cinema: SUNSET BOULEVARD (ou CREPÚSCULO DOS DEUSES no Brasil), dirigido pelo notório Billy Wilder.
Indicado em 11 categorias ao Oscar de 1951, SUNSET BOULEVARD levou 3 estatuetas: Direção de Arte, Trilha Sonora e Roteiro. Perdeu o de Melhor Filme para o próprio A MALVADA, enquanto Judy Holliday deixou Gloria Swanson e Bette Davis de mãos vazias com sua atuação em NASCIDA ONTEM (Born Yesterday, de George Cukor).
Billy Wilder também ficou sem o prêmio, sendo batido por Joseph L. Mankiewicz, diretor de Bette Davis no papel de Margo Channing.
SUNSET BOULEVARD, que conta a história de uma ex-estrela do cinema mudo, influenciou filmes como O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE?, de Robert Aldrich, e inspirou Andrew Lloyd Webber a uma adaptação no teatro.
Gloria Swanson, mesmo tendo perdido a estatueta da Academia, está perfeita no papel de Norma Desmond, exalando loucura, glamour psicótico e egocentrismo desequilibrado ao lado de William Holden. Sua frase "Eu sou grande. Os filmes que ficaram pequenos" é considerada uma das mais famosas da sétima arte.
Imperdível para os cinéfilos clássicos.
Abaixo, cenas de SUNSET BOULEVARD. Clique para ampliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário